A Kia Motors do Brasil Ltda., sempre preocupada com a segurança de seus clientes, comunica o início de campanha de chamamento (recall) para alguns veículos KIA/MOHAVE modelos 2009/2010, produzidos entre 02/05/2008 e 20/01/2009.
Os veículos afetados são:
KIA/MOHAVE – do chassi 022394 ao chassi 045892, devendo ser observados somente os seis últimos dígitos.
Componente envolvido: conjunto do pedal de freio.
Razões técnicas: a fixação deste conjunto é projetada para se romper em casos de colisão severa para proteger a integridade física do motorista. Nos veículos incluídos nesta campanha, esse rompimento poderá, eventualmente, ocorrer em casos de colisão menos severa, que não ocasione a imobilização do veículo.
Riscos e implicações: ocorrendo a quebra do pedal do freio, em razão de pressão excessiva do condutor sobre o mesmo (ex.: frenagem para evitar colisão mais severa contra obstáculo), o sistema de freio de pé do veículo deixará de funcionar, podendo, eventualmente, resultar em lesão corporal aos ocupantes. Ou seja, na hipótese do veículo continuar em movimento, após a quebra do pedal do freio, o condutor deverá acionar o freio de estacionamento (“de mão”), sob risco de ocorrer nova colisão, que, eventualmente, poderá resultar em lesão corporal aos ocupantes.
Solução: embora não tenhamos conhecimento de quaisquer falhas que acometeram os veículos no Brasil, com vistas à manutenção da qualidade, a Kia Motors do Brasil houve por bem substituir o conjunto do pedal de freio das unidades suspeitas, tal substituição não acarretará qualquer custo aos proprietários dos veículos e clientes.
Data do início da campanha: 12/11/2012
Tempo previsto de reparo: o tempo estimado para o atendimento desta campanha é de aproximadamente 02 (duas) horas, podendo sofrer variações conforme o fluxo de atendimento de cada revenda no momento da solicitação do reparo.
Locais de atendimento: solicita-se, que os proprietários dos veículos citados agendem a substituição do componente em uma revenda Kia de sua preferência, cujos endereços e telefones para contato podem ser obtidos através do site www.kia.com.br ou através do telefone 0800 77 11011.